Tem muita mamãe me pedindo para dividir um pouco de como tem sido a Introdução Alimentar do Lucca. Elas me perguntam: ele come bem?  Ele continua mamando bastante?

Já contei no instagram e por aqui, que seguimos com a amamentação exclusiva até os 6 meses, e nesse período o Lucca não tomava água, cházinhos ou sucos. Era somente o leite materno, que é o melhor alimento para o bebê. O leite materno contém tudo que os bebês precisam até os 6 meses de vida. Essa é a orientação da Organização Mundial de Saúde, e também da nossa pediatra. 

Um pouco antes do Lucca completar 6 meses, ele começou a mostrar interesse por comida. Dizem que o bebê está pronto para sólidos quando ele se senta sem apoio, leva objetos até a boca e mostra interesse quando vê alguém comendo. Quando o Lucca me via comendo, ele abria e fechava a boca, me imitando mastigar.

Cada bebê tem seu tempo. Alguns bebês só vão se interessar por sólidos aos 7 meses, ou mais. No grupo de mães que frequento, uma bebêzinha de 8 meses ainda estava somente no leite materno e isso é absolutamente normal. 

É importante lembrar que até 1 ano de vida, cerca de 80% dos nutrientes diários do bebê ainda vem do leite! O alimento sólido por enquanto é um complemento. Seguindo a orientação da pediatra do Lucca, comecei a Introdução Alimentar sem substituir as mamadas pela comida, oferecendo o sólido entre uma mamada e outra. 

Eu oferecia o sólido sempre após a mamada, pois no caso do bebê estar cheio, é melhor que ele recuse a papinha do que o leite.

O Lucca começou a comer sólidos aos 6 meses, 1 vez ao dia, e aos poucos ele foi me pedindo o sólido mais vezes ao dia. Aos 8 meses ele fazia 3 refeições ao dia. 

E hoje aos 11 meses, entre uma mamada e outra ele faz 4 refeições ao dia. 

  • café da manhã
  • almoço
  • lanche da tarde 
  • jantar

Tem sido uma diversão ver o Lucca descobrindo novos sabores, e apesar de ele estar comendo bem, ele continua mamando bastante, em livre demanda! 

O primeiro alimento do Lucca foi o abacate. Aqui só temos aquele abacate pequeno. O avocado, é super saudável, considerado “super food”, cheio de gorduras boas, que os bebês precisam para o desenvolvimento do cérebro. Também tem textura cremosa e sabor neutro, perfeito para iniciar a Introdução Alimentar. O Lucca amou logo na primeira mordida, e comeu mais do que eu imaginava! 

Fui introduzindo frutas e legumes, um de cada vez. Essa é a orientação, pois assim em caso de alergia fica fácil de identificar qual alimento foi o causador da alergia. Depois de 2 ou 3 dias oferecendo o mesmo alimento, eu apresentava um novo alimento e depois fui misturando esses legumes e frutas que ele já conhecia. 

Em relação aos alimentos alergênicos: 

  • Leite de vaca e Derivados
  • Morango
  • Amendoim 
  • Ovos

A orientação da nossa pediatra foi de apresentar esses alimentos já nesse momento da Introdução Alimentar,  à partir dos 6 meses. Pois estudos recentes mostram que quanto mais tarde esses alimentos são introduzidos, maior é a chance de alergia. Sei que no Brasil muitos pediatras ainda orientam evitar esses alimentos até 1 ano, e acho que o ideal é confiar no pediatra do seu filho, conhecer o histórico de alergia da sua família e seguir o que o seu coração de mãe mandar.

IMG_9378.JPG

O Lucca consome esses alimentos desde os 6 meses, pois confio muito na pediatra dele e não temos nenhum caso de alergia na família. Introduzi esses alimentos um de cada vez e observei de perto.  Ele não teve nenhuma reação. Ele ama um smoothie que faço de frutas vermelhas com iogurte grego sem açúcar e morango. E uma panqueca de banana que faço com ovo, farinha de aveia e pasta de amendoim.

O único alimento que a pediatra nos proibiu até 1 ano, foi o mel, pelo risco de butomismo. Ela também nos orientou a sempre dar preferência às frutas ao invés do suco de fruta,  até 1 ano e depois de 1 ano diluir o suco em água. Isso porque num copo de suco de laranja a criança consome 3, 4 laranjas, de uma vez só, ou seja, um alto teor de frutose.  Todas essas orientações que a pediatra nos passou são as orientações da Sociedade Americana de Pediatria. 

O Lucca tem aceitado muito bem novos alimentos, o começo da Introdução Alimentar dele foi bem tranquila e divertida.  Mas percebi que no início, aos 6,7 meses ele preferia as frutas, que são naturalmente doce, ou legumes com sabores mais neutros. Os bebês nascem com uma preferência por sabores naturalmente adocicados, pois o leite materno é naturalmente doce! Nesta fase aprendi que incluir uma banana nas papinhas de legumes ajudava muito ele a comer. E também nessa fase, percebi que ele ainda não estava pronto para alguns sabores um pouco mais fortes e elaborados com temperos. Ofereci à ele uma papinha de lentilha com um pouquinho de alho e cebola e ele não curtiu. 

Não é na primeira rejeição ou cara feia que o bebê faz quando prova um novo alimento que devemos desistir daquele alimento. Os livros dizem que para entender que o bebê de fato não gosta de algum alimento específico,  é preciso oferecer esse alimento pelo menos 10 vezes, para poder afirmar que ele não gosta daquele alimento. 

Perto dos 8, 9 meses comecei aos poucos a cozinhar com mais temperos, usando alho, cebola, salsão, salsinha e um pouquinho de sal, e hoje em dia ele adora uma comidinha cheia de sabor e tempero! 

Foi nesta fase que ele começou a beber mais água. Como ele mama bastante leite materno, com frequência, ele não bebia muita água antes dos 8,9 meses. A pediatra me disse que eu não precisava me preocupar com isso, pois ele ainda tem uma média de 6 mamadas por dia e o leite materno é feito de 88% de água. 

E foi nessa fase também que ele começou a preferir as comidinhas com mais texturas e com mais pedacinhos. Hoje em dia ele não gosta muito dos purês, ele gosta mesmo é de mastigar, mesmo tendo somente 6 dentinhos. 

O Lucca sempre aceitou bem que eu o alimentasse, levando a colher até a boca dele, mas eu também ultilizei o método "BLW" Baby Led Weaning.  Desde o 6 meses eu ofereço a ele alguns pedaços de alimentos cozidos em tamanhos que ele consegue pegar com a mão e experimentar sozinho. Agora aos 11 meses, ele adora comer sozinho! Não quer muito que a gente o alimente, na maioria das vezes, ele prefere comer sozinho com a mão e ultimamente tem se aventurado usando o garfinho ou a colherzinha dele!

Muitas mães me escrevem querendo saber se o Lucca tem comido bastante, e se tenho alguma dica para quando ele não quer comer. Às vezes percebo que tem fases que ele está menos comilão, mas mamando muito, pedindo o peito o tempo todo. Quando tem algum dentinho rasgando, isso é bem comum. Tento obviamente nesses momentos oferecer as comidinhas que ele mais gosta, deixo ele comer sozinho como ele gosta, faço tudo o que posso para que ele coma. 

Mas venho entendendo que o melhor é não forçar ele a comer, e tentar não me preocupar com isso.  Pois se ele está mamando bastante, está tudo certo. Ele pode simplesmente estar cheio, porque os bebês têm um excelente senso de saciedade, principalmente os que mamam no peito. Sabendo disso tudo, tenho tentado relaxar e curtir essa fase deliciosa!

No próximo post vou dar algumas receitinhas que fazem sucesso por aqui! 

13 Comments