Eu estou adorando pesquisar e cozinhar comidinhas para o Lucca. Eu sempre gostei de cozinhar, mesmo no meio da vida corrida que eu tinha, sempre encontrava um tempinho para cozinhar e sempre tentei ter uma alimentação saudável. Mas agora estou mais saudável do que nunca e amando cozinhar comidinhas que ele adora!
Mas preciso confessar que cozinhar, tendo que cuidar sozinha de um bebê é um baita desafio, por isso estou sempre em busca de receitas práticas.
Já contei no meu último texto como tem sido a Introdução Alimentar do Lucca. Contei que comecei a alimentação dele tanto com purês, alimentando ele com a colher, quanto com o BLW, Baby Led Weaning, oferecendo a ele também alimentos cozidos num tamanho que ele consegue comer sozinho com a mão.
Vou contar um pouquinho das comidinhas favoritas do Lucca em cada fase dele.
Dos 6 aos 9 meses
O Lucca tinha preferência por sabores naturalmente adocicados, por isso os purês que ele mais gostava eram:
- abacate com papaya e banana
- batata doce, com maçã e cenoura
- Abóbora com beterraba e banana
- Pêra com ervilha fresca e maçã
Percebi que acrescentar uma fruta ou um legume adocicado como; Beterraba, batata doce, banana ou maçã nas papinhas de legumes ajudava ele a comer melhor.
Eu cozinhava todos esses legumes e frutas separadamente no vapor e batia no processador até virar um purê, e congelava em forminhas de gelo. E todos os dias eu fazia misturas diferentes, com os cubinhos de purê congelados. É super saudável, prático e fácil!
Até os 9 meses dele eu fazia esses purês básicos, sem sal, sem alho, sem cebola, sem tempero, pois era assim que ele gostava. Antes de servir eu colocava um fiozinho de azeite de abacate ou azeite de oliva extra virgem, gorduras boas que são excelentes para o desenvolvimento do cérebro dos bebês!
E os alimentos que eu dava para ele comer em pedaços com a mão eram alimentos macios para que ele não corresse o risco de engasgar:
- Abacate
- Banana
- Maçã cozida
- Pêssego mole
- Morango
- Mirtilo
- Framboesa
- Tomate cereja
- Cenoura cozida
- Batata cozida
- Brócolis cozido
- Couve Flor cozida
Dos 9 aos 12 meses
À partir dos 9 meses comecei a cozinhar com mais temperos: alho, cebola, salsinha, um pouquinho de sal. Refogo isso tudo com um pouquinho de óleo de coco, que é outra gordura boa!
E nesse momento que ele começou a aceitar melhor as comidinhas salgadas e com mais temperos, introduzi as carnes.
Até então a proteína que ele estava consumindo vinha, dos ovos, do grão de bico, da lentilha, da vagem e do feijão.
Percebi que nessa fase o Lucca começou a não curtir mais aquela papinha de purê sem textura. Então ao invés de usar o processador eu comecei a amassar levemente os alimentos com este kit, fazendo uma comidinha com mais textura e pedacinhos.
E fui oferecendo também mais alimentos em pedaços para ele pegar com a mão.
Hoje em dia ele só quer saber de comer sozinho, com a mão ou com o garfinho dele. É a maior bagunça, mas acho que é importante pra ele.
Agora aos 12 meses
Algumas das comidinhas preferidas dele são:
- Macarrão de quinoa com abóbora, tomate, espinafre e carne de peru.
- Grão de bico, arroz integral, brócolis e salmão.
- Lentilha, beterraba, arroz integral e frango.
- Feijão, arroz integral, batata doce, couve e carninha moída.
Para ajudar ele a comer sozinho, tenho feito muito esse Muffin, que é super saudável e ele adora. Faço essa receita com os legumes que tiver na geladeira. Mas a receita original é essa e aprendi no IG da Michele que eu adoro! @mic_pimentel
- 3 ovos
- 2 xícaras de farinha de aveia
- 180 gr de queijo feta
- 1 xícara de purê de abóbora
- 1 xícara de espinafre cozido
- 3 colheres de azeite de oliva
- 1 pitada de fermento
- Bato tudo no mixer e coloco em forminhas para assar no forno por 30min.
Uma outra boa opção de finger food, é esse Bolinho de Arroz. Aprendi essa receita num outro IG que adoro @whatsbabyeating
- 1 ovo
- 6 colheres de arroz integral
- ½ Batata doce
- qualquer vegetal, cenoura, abobrinha, brócolis
- 3 colheres de queijo feta
- Junto tudo e unto a panela com um pouquinho de óleo de coco e deixo dourar cada lado.
O Lucca adora o café da manhã e o lanchinho da tarde! Os favoritos dele são:
Smoothie de frutas vermelhas
Congelo bananas fatiadas, morango, amora, mirtilo e framboesa.
Bato todas essas frutas congeladas com iogurte grego natural, sem açúcar.
Se quero deixar mais doce coloco mais banana, ou um pouquinho de purê de maçã.
Ele adora nos dias quentes porque parece um sorvete natural, é super refrescante!
Eu adoro também, sempre faço bastante e como com ele.
Já falei no meu texto anterior sobre a questão de alergias relacionadas ao leite de vaca e derivados. Contei nesse texto que o Lucca consome o iogurte natural sem açúcar, em pouca quantidade, desde os 6 meses, por orientação da pediatra. O iogurte é um excelente probiótico, ótimo para o funcionamento do intestino e para o sistema imunológico!
Panqueca de Banana
Bato numa tigela 1 ovo, 1 banana madura e 2 colheres de farinha de aveia.
Unto a panela com um pouquinho de óleo de coco e deixo cozinhar por uns 5 minutos cada lado, até ficar douradinha.
Coloco um pouquinho de pasta de amendoim em cima e morangos picados com canela.
Ele fica louco quando vê o prato. Eu adoro comer essa panqueca com ele também é uma delícia!
Picolé de banana com pasta de amendoim
Bato no liquidificador 1 xícara de iogurte grego natural sem açúcar com 1 banana madura e 1 colher de pasta de amendoim.
Coloco esse creme nas forminhas de picolé e coloco no freezer.
Mais um sorvetinho natural!
Quando o Lucca tinha 5 meses e os primeiros dentinhos começaram a incomodar, como ainda estávamos com a amamentação exclusiva, eu colocava nessas forminhas leite materno e fazia um picolé pra ele só de leite materno, ele adorava!!!
Bolinho de banana e mirtilo
Sempre faço essa receita para o Lucca, ele ama, e fiz para o aniversário dele de 1 ano. Foi o bolo que ele comeu e que todos os outros 12 bebês que estavam na festa também comeram e foi um sucesso!!! Todas as mamães vieram me pedir a receita.
- 2 ovos
- 2 Bananas maduras
- 2 xícaras de farinha de aveia
- 4 colheres de purê de maçã
- 1 pitada de canela em pó
- 3 colheres de sopa de óleo de coco
- 3 colheres de sopa leite de amêndoas
- 1 pitada de fermento
- Bato tudo no mixer, coloco nas forminhas e levo ao forno por 25min.
Procuro sempre usar alimentos orgânicos para ele. Dou preferência ao cereais integrais, opto sempre pelo arroz integral, pão integral, macarrão de quinoa. Tudo que cozinho para ele que vai farinha, eu uso farinha de aveia.
E pretendo não oferecer açúcar para ele até os 2 anos. Toda a receita que faço para ele que leva açúcar eu substituo por banana, ou um purêzinho de maçã. Que são frutas bem docinhas, perfeitas para adoçar qualquer receita.
A recomendação é que aos 12 meses, o bebê já está pronto para comer a mesma comida que a família come. Mas a verdade é que tudo que o Lucca come é tão saudável que eu e meu marido estamos querendo cada vez mais comer o que o Lucca come, uma dieta cheia de frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, gorduras boas e zero de açúcar refinado e farinha branca.
Eu sei que um dia ele provavelmente vai querer comer muita pizza, hambúrguer, sorvete, chocolate e cachorro quente, mas enquanto esse dia não chega e eu puder escolher o que ele come, vou tentar fazer com que a alimentação dele seja balanceada e saudável. E quem sabe assim, ele aprende a gostar das delícias dessa alimentação mais saudável, e quando crescer, escolhe por conta própria, deixar as guloseimas só para de vez em quando.