Vamos falar sobre o armazenamento do leite materno.  As orientações que me passaram aqui nos Estados Unidos são diferentes das que encontrei no Brasil, talvez por uma questão climática.

Nos Estados Unidos
O leite materno deve ser utilizado em até:

Temperatura ambiente: 3 a 4 horas    Bolsa térmica com gelo: 24 horas
Geladeira: 3 a 5 dias
Congelador: 15 dias
Freezer: até 6 meses (temperatura do freezer abaixo de -18 graus)

No Brasil
O leite materno deve ser utilizado em até:

Temperatura ambiente: 40 – 60 minutos
Geladeira: 24 horas
Congelador: 15 dias
Freezer: até 3 meses (temperatura do freezer abaixo

Nunca armazene o leite materno na porta da geladeira, o melhor lugar é sempre no fundo da geladeira, do freezer ou congelador, onde a temperatura é mais baixa e sofre menos alteração por estar longe da porta.


O leite materno pode ser armazenado nos frascos e sacos plásticos que já acompanham a máquina de tirar leite. Eles foram desenvolvidos para isso, são livres de BPA e existem em diversos tamanhos. Clique aqui para ver opções. Ou o leite ordenhado pode ser armazenado em recipientes de vidro (maionese/café) com tampa (limpo e esterilizado). 


Coloque etiquetas nos frascos com a data e horário.

 É importante anotar o horário da ordenha pois o leite materno possui hormônios que ajudam a regular o relógio biológico dos bebês. A melatonina, o hormônio do sono, que o corpo da mãe produz durante a noite passa para o leite materno e ajuda os bebês a ficarem mais sonolentos à noite, por isso é recomendado oferecer durante a noite o leite que foi ordenhado no período da noite e oferecer durante o dia o leite que foi ordenhado no período do dia.

Não descongele ou aqueça o leite materno no microondas ou em panela com água fervente, para evitar a perda de vitaminas, minerais e outros componentes importantes e para prevenir queimaduras. Para preservar os componentes do leite materno, descongele o leite na geladeira durante a noite ou mantenha o frasco sob água morna corrente (máx. 37 °C). Pode aquecer no banho-maria, porém sempre desligue o fogo antes de colocar o recipiente com o leite no banho-maria.


É normal que após algumas horas de armazenamento, a gordura se separe da parte mais líquida do leite e também é normal que essa parte mais líquida tenha uma coloração diferente, meio acinzentada. Agite suavemente o frasco com um movimento rotativo, para misturar a gordura que se separou.


O leite materno é desenvolvido de acordo com as necessidades do bebê. A cada momento que o bebê cresce e as suas necessidades mudam, o leite também muda, portanto você pode oferecer o leite materno que estava bem armazenado por até 6 meses para o seu bebê. Porém aquele leite não atenderá à todas as necessidades nutricionais dele, após esses 6 meses, mas ainda assim será a melhor opção de calorias para seu filho.

Por isso de acordo com essas orientações que recebi, tento oferecer para o Lucca, leite que tirei no máximo há 1 mês e o restante que está em perfeito estado eu dôo. E esse leite vai para um bebê que está naquela mesma fase em que o Lucca estava quando foi feita a ordenha.

E o meu coração se enche de alegria, fazendo todo esse trabalho e esforço valer muito a pena!

E se você tem leite sobrando também, doar é muito fácil, é só entrar em contato com o banco de leite mais próximo de você, que eles providenciam os fracos e buscam o leite na sua casa!!!!

3 Comments