Durante a gestação, é super importante a ingestão de água! Precisamos muito da água para irrigar o útero e a placenta, e também para uma melhor irrigação sanguínea, além de eliminar toxinas, que podem causar infecções urinárias, o que pode aumentar a chance de um parto prematuro.

Devemos beber água sem estar com sede, pois quando esperamos a sede para ingerir líquido, significa que já estamos iniciando um processo de desidratação.

Podemos também tomar água de coco, que é rica em sais minerais e ajuda a diminuir a azia e o enjôo. 
Minha médica me aconselhou a beber muita água e fui percebendo que estando grávida, o meu corpo me pedia mais água. E quando eu ficava muito tempo sem água, eu sentia cólicas, era o meu corpo me avisando que precisava de água! Eu bebia em média 2 litros por dia quando não estava grávida, na gravidez comecei a beber 3 litros e amamentando fui pra 4 litros por dia nos primeiros meses, sem exagero!

Eu vivo com essas garrafas por perto, tenho 4 que deixo sempre cheias e bebo o dia todo, muita água, sem parar. 

Não sou nutricionista, só vou dividir com vocês como eu estava tentando comer o mais saudável possível, por exemplo; de vez em quando eu tomava um refrigerante diet e com a gravidez, eu cortei de vez do meu cardápio! Cortei também os adoçantes, pois não são nada saudáveis!

A minha alimentação da gravidez, continua bem parecida com a que tenho hoje, pois continuo amamentando. Eu tento consumir bastante alimentos com ácido fólico, ômega 3, e gorduras boas, que são super importante para o desenvolvimento do cérebro do bebê.

Tento consumir salmão com frequência, ovos, óleo de coco, azeite extra virgem, abacate, castanhas, nozes, quinoa, couve, que é cheia de ácido fólico, dentre outros alimentos.

Pelo menos 3 frutas e 3 verduras diferentes por dia, de preferência orgânico. Só consumo farinhas e cereais integrais, bastante grãos, como feijão, lentilha, grão de bico e legumes.

Consumo kefir, todos os dias. Kefir é um tipo de iogurte, cheio de probióticos que aumentam muito nosso sistema imunológico, e ajuda a previnir doenças. É benéfico na gravidez e na amamentação. Eu não gripei na gravidez!

Não bebo álcool e nem café, então não sofri na gravidez, muito menos amamentando, tendo que evitar essas bebidas. O excesso de café pode causar agitação e taquicardia. Também temos que tomar cuidado com alguns chás que podem ser abortivos.

A única restrição que eu tive, foi de peixe cru, eu adoro um japonês, mas achei melhor evitar.

Minha médica me aconselhou a tomar vitaminas pré natal, uma cápsula que já vem com um complexo vitamínico específico para gestantes. Ela me recomendou tomar 3 meses antes de engravidar e seguir tomando até hoje pois ainda amamento.

Isso porque vários estudos mostram que o ácido fólico e o DHA que vem da Ômega 3,
são muito benéficos no momento em que o tubo neural está se formando, bem no início da gestação. E para um bom desenvolvimento do cérebro do bebê durante toda a gestão, e durante a amamentação também.
 

Eu estava comendo super bem, mas perdia a linha quando via um doce pela frente! Não consegui cortar ou diminuir o açúcar na gravidez do Lucca e me senti mal por isso. Sempre fui formiga, viciada em açúcar e chocolate, e na gravidez esse meu vício pelo açúcar veio com tudo.

Vários estudos recentes mostram que o açúcar é um veneno, ele destrói nosso sistema imunológico, e é um grande causador de doenças do coração.

E mesmo sabendo disso tudo, eu não conseguia me controlar quando via um pote de sorvete pela frente.

Mas com o Lucca, estou me livrando do açúcar, pois não vou apresentar para ele até os 2 anos. Comecei a comer as sobremesas naturais que faço para ele, tudo sem açúcar! Estou reeducando meu paladar e muito feliz de finalmente estar me livrando desse vício.

Estou determinada a não comer açúcar na próxima gravidez!

Lembre- se que cada mulher é única, cada gravidez é uma gravidez, por isso a melhor pessoa para te orientar durante a sua gravidez, é o seu médico! O que comer, se você pode se exercitar, se você deve tomar vitaminas. Converse sempre com o seu médico! 

Colaboração Alitani Matos @santabarbaraparadise

Comment